
As lembranças registadas na nossa memória são o que temos de mais valioso nos nossos dias. É através desta habilidade cognitiva e sensibilidade que se torna possível criar a nossa história, vivenciar experiências, sentir afetividade, recordar momentos, pessoas, contextos e lugares que recordam quem somos e o que temos. Foi, é e assim será absolutamente necessário cuidar e cultivar o bem-estar da mente, na medida em que, para acedermos ao equilíbrio integral, existem passos que devemos lembrar e priorizar, tais como:
- Despertar positivamente;
- Organizar o seu dia;
- Foco (criar metas objetivos diários);
- Sorrir para a vida;
- Ter tempo para si e para atividades que lhe dão prazer;
- Cultivar afetos (dizendo e demonstrando o que sente por quem gosta);
- Ativar a Mente (Leitura; Atividades criativas);
- Estar produtivo (ocupado não significa produtivo);
- Dizer “Não” ao outro e “Sim” a si mesmo/a;
- Delegar tarefas;
- Praticar exercício físico;
- Respiração (inspirar, expirar a vida);
- Alimentação cuidada.
Se se esquecer da mente, ela não o ajudará a recordar de si, podendo manifestar-se sob forma de lapsos de memória, falhas na atenção/concentração (ditas “brancas ocasionais”).
Assim, a Neuropsicologia Clínica surge na medida em que emoção, cognição e comportamento estão interligadas e que ao influenciar consciente e positivamente as nossas escolhas, alteramos o estilo de vida e criamos novas sinapses (estímulos neuronais) promovendo bem-estar e saúde psicológica.
“Olhar para dentro” para mudar os resultados que nos acontecem está nas nossas mãos, e juntos vamos sempre mais longe. Êxito profissional e relacional depende do compromisso que assumimos connosco. “Porque um desejo não muda nada mas uma decisão consciente pode mudar tudo” (Silva, 2019).
Cuide de Si! Invista! A sua Mente agradece!
Mariana Silva
Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Neuropsicóloga