NeuroRecordo: Dicas para Memorizar Melhor

NeuroRecordo: Dicas para Memorizar Melhor

Muitos são os estímulos, nos dia de hoje, mas nada funciona de forma tão eficaz como o nosso cérebro. Temos de aprender a compreender o que fazer para ganhar mais memória na sobrecarga de informações de que somos alvo e que facilmente traz esquecimentos de nomes, datas, prazos, e informações importantes. É a memória que temos de ter como aliada!

Quando reproduzimos em voz alta o que sentimos, pensamos e o que fazemos cria um efeito poderoso no cérebro, na medida que ilumina espaço na minha mente para perceber o que reter.

Quais as dicas que deixamos aqui para memorizar melhor:

O que fazer para lembrar mais e melhor?

  • Técnica do Eu Ensino-te:

Só vou memorizar uma informação se fizer algo prático com ela. Pratique essa informação com um amigo, irmão, irmã, pai ou mãe. Quanto mais falo alto, explico-a melhor, retenho e mais memorizo. Para dar a “aula”, é preciso organizar, filtrar e reproduzir a informação, o que facilita a memorização.

  • Técnica do Falo Eu para Comigo:

Falar em voz alta, seja para fazer perguntas, seja para respondê-las a si mesmo/a, ajuda muito. Exemplo: “Quais são as informações principais deste assunto?”.

  • Técnica do Escrevo logo Retenho:

Cada vez menos pessoas cultivam o hábito de registar informações à mão. O antigo método é excelente para a memorização.

  • Técnica do Inventa que Assenta:

Um bom método para facilitar a retenção de uma informação é visualizá-la num contexto inusitado, engraçado ou até surreal. Para compreender isso, imagine que precisa decorar o nome de uma pessoa que acabou de conhecer num evento (exemplo: Mariana Oliveira). Tente imaginar esse sobrenome, Oliveira dentro do rosto da Mariana, pode ser uma “árvore com azeitonas” entre a orelha e a boca, por exemplo, ou alguma outra imagem digna de um quadro.

Estranho? Pensar como um pintor ou artista surrealista pode ser bastante útil. Quanto mais nos espantarmos com uma imagem mental, mais chances ela terá de ser absorvida pelo cérebro de forma duradoura.

  • Técnica Cantar para Lembrar:

A quantidade de músicas que sabemos de cor. Qual o segredo para memorizar? A melodia. Qualquer informação pode ser gravada mais facilmente se tiver melodia. Seja para memorizar uma nova informação, seja para ser mais produtivo no trabalho, a audição de música tem efeitos surpreendentes.

Mariana Silva

Psicóloga, Psicoterapeuta, Neuropsicóloga e Coach

Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA