
Aproxima-se o Natal, uma das épocas festivas mais importantes do ano para muitas pessoas. É uma época caracterizada pela alegria, magia e união, mas que muitas vezes se traduz em momentos de ansiedade e tristeza.
O Mindfulness, enquanto modo de ser e de estar, leva-nos a viver cada momento em plena consciência. Em situações mais prazerosas, como por exemplo, os momentos na cozinha com os doces, a observação das luzes de Natal, as brincadeiras em família, entre outras coisas, que nos trazem bem-estar parece mais simples. Por outro lado, pode também ser uma ferramenta útil, em momentos mais desafiantes na gestão emocional, como por exemplo, a preocupação associada à preparação do espaço e da refeição para as visitas, ou a escolha e compra dos presentes, que muitas vezes impede o aproveitamento satisfatório dos momentos em si. É, por isto, importante, para quem realmente quiser “abrandar o ritmo” e tirar o máximo proveito desta época, colocar a atenção plena como objetivo.
Na prática, é ir fazendo um check-in (introspeção) ao longo dos dias e verificar onde a mente está: se no passado, no presente, ou no futuro. Pode ajudar acompanhar esta reflexão com respirações profundas. O Mindfulness tem tudo a ver com a ação repetida de retomar ao presente, e é preciso esforço, principalmente quando iniciamos a prática, pois estamos habituados/as a fazer muitas de coisas ao mesmo tempo e a ter as nossas mentes por todo o lado, em modo automático.
Seguem-se cinco experiências que poderão ser úteis:
– Silêncio: Estar atento/a ao silêncio não é tão fácil como parece, pois, a mente tende a vaguear. Um bom livro pode transportá-lo/a para outro mundo, mas ler em voz alta para uma criança pode mantê-lo/a no aqui e agora. Ler um livro com uma criança e fazer perguntas sobre o mesmo, pode ajudar a mente a focar-se no momento presente. Leia um livro com a sua família antes de dormir.
– Conversas: Passamos tanto tempo nas redes sociais que às vezes esquecemos como é ter um diálogo na vida real. Podemos trabalhar a “escuta ativa”, onde se ouve, faz perguntas, repete-se o que foi dito de uma forma diferente para garantir que a mensagem foi compreendida. Ao ouvir ativamente, permanece presente na conversa. Converse com a sua família na mesa de jantar.
– Estar em contacto com a Natureza: Existem vários estudos que confirmam a promoção do bem-estar através do contacto com a natureza. Dê um passeio e olhe para todas as árvores disponíveis, note informação nova sobre elas.
– Jogos de Tabuleiro: Estar presente no momento é o verdadeiro objetivo do Mindfulness, e um jogo de tabuleiro pode ser uma boa forma para estar focado/a no objetivo do jogo. Deixe os telefones longe, para evitar distrações. Junte um grupo de amigos ou familiares e preparem-se para um jogo de tabuleiro.
– Usar os sentidos: Os cinco sentidos podem ajudá-lo/a a permanecer presente no momento quando feito corretamente, e pode ser feito em qualquer lugar. Encontre cinco coisas que possa ver, ouvir, cheirar, sentir ou saborear.
Psicóloga, Hipnoterapeuta e Instrutora de Meditação e Mindfulness
Fontes: Managing Holiday Stress with Mindfulness – The American Institute of Stress
Mindfulness and the Holidays | The Department of Psychiatry, University of Arizona Health Sciences
5 Mindfulness Activities During the Holidays – The Good Men Project