Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica tem por objectivo identificar, descrever e quantificar os défices cognitivos e as alterações de conduta que se derivam das lesões e disfunções cerebrais (AVC, Traumatismos Cranioencefálicos), de patologia degenerativa (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson), de perturbação neurodesenvolvimental (Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção), entre outras…

A avaliação permite verificar as capacidades/funções do indivíduo que se encontram afectadas e identificar as que se encontram intactas.

Assim, depois de um processo avaliativo estruturado e implementado, é definido um plano de intervenção neuropsicológica individualizado.

Reabilitação Neuropsicológica

A Reabilitação Neuropsicológica consiste na aplicação de técnicas de tratamento dos diferentes transtornos cognitivos e de conduta, atendendo a actividades tanto de intervenção clínica, individual como social.

Pretende-se optimizar a recuperação das funções cognitivas afectadas, bem como facilitar estratégias que permitam compensar os défices. A estimulação neuropsicológica, permite também estimular as funções preservadas com o objectivo de manter a autonomia da pessoa o máximo de tempo possível.

Outra área de intervenção é o treino cognitivo, no qual se programa e executa um plano adequado à pessoa e às suas necessidades específicas, com o propósito de recuperar défices ou estabilizar um processo, de modo a aumentar a sua autonomia nas tarefas e actividades do dia-a-dia.

Especialidades: Neuropsicologia