Luto

Luto

O luto é uma resposta natural, esperada, perante a perda de alguém ou algo significativo na vida das pessoas. Essa experiência pode envolver uma variedade de emoções intensas como tristeza, raiva, confusão e até mesmo sentimentos de vazio. É todo um processo dinâmico que pode envolver mudanças físicas, psicológicas, comportamentais, socioculturais e espirituais.

Cada processo de luto é único e pode manifestar-se de formas diferentes. Pode acontecer devido à perda de entes queridos, como pode decorrer de situações como divórcio, perda de emprego ou mudanças significativas na vida. Envolve a adaptação a uma nova realidade, sem a presença física da pessoa ou animal de estimação ou perda de objeto/situação de vida.

Existem vários tipos de luto, nomeadamente, o “saudável”, prolongado/complicado, antecipatório, preparatório, gestacional, traumático, ambíguo, entre outros. Cada um tem as suas especificidades. Destacamos o luto “saudável” e o prolongado/complicado, sendo que este último é o que traz mais preocupação.

 

Luto “Saudável”:

O luto “saudável” é um processo onde se dá uma reação emocional e psicológica à perda, a qual envolve um processo de adaptação onde as pessoas experienciam sensações físicas (“aperto no peito”, “vazio” no estômago, perda de energia…), pensamentos de choque, descrença, confusão, entre outros. Experienciam também comportamentos isolamento, choro, evitamento de elementos que lembram a perda, assim como, vivenciam uma variedade de emoções, como tristeza, raiva, culpa, alívio. É uma resposta saudável à perda e, ao longo do tempo, a intensidade das emoções e as respostas cognitivas e comportamentais geralmente diminui, permitindo que a pessoa retome sua vida normal, incorporando a perda na sua história.

 

Luto Prolongado/Complicado:

O luto prolongado ou complicado é caracterizado pela persistência de sintomas intensos por um período prolongado, interferindo significativamente na funcionalidade da pessoa no dia-a-dia. Pode incluir sentimentos de desesperança, culpa excessiva, isolamento social e dificuldades contínuas em lidar com a perda. A intervenção psicológica é necessária para ajudar a pessoa a processar e superar os desafios do luto complicado, promovendo o ajuste emocional e a reconstrução da vida.

 

Sinais de luto prolongado/complicado

Os sinais abaixo apresentados podem surgir nos primeiros tempos após a perda. Quando persistem no tempo, a presença dos seguintes sinais indicam a presença de um luto prolongado/complicado:

  • Pensamentos intrusivos e perturbadores persistentes sobre a perda
  • Reviver recorrentemente momentos associados à perda (ex. momento da morte, velório, funeral)
  • Sensação de falta de sentido de vida ou de propósito
  • Amargura e ressentimento persistente com a vida e com as outras pessoas
  • Dificuldade em aceitar a perda
  • Cansaço físico e emocional excessivo
  • “Anestesia emocional” ou, pelo contrário, manifestação intensa de emoções como a culpa, raiva, tristeza
  • Evitamento persistente em mencionar a pessoa que morreu, lembranças ou aspectos associados.

 

Se observar em si ou noutra pessoa os sinais acima apresentados, recomenda-se a procura de apoio psicológico.

Lembramos que cada pessoa é única, assim como cada processo de luto. Em caso de dúvida, a/o psicóloga/o ajudará a clarificar em que processo se encontra e, se for necessário, trabalhar aspetos que facilitarão a integração da perda.