Testemunhos

Testemunho 1

Primeira gravidez... Momentos de muita felicidade, mas também ponteados por angústias várias... Muita "literatura" de preparação, mas não tanta que me fizesse temer demasiado o momento que se aproximava... Mas ainda assim, alguma coisa faltava que não me deixava apaziguar. O parto, esse momento único e especial... Mágico, mas ao mesmo tempo assustador… Recusei-me a ver vídeos que me trouxessem medos que ainda não tinha… mas o receio estava lá!

O meu marido, pai de primeira viagem como eu, pouco podia acrescentar ou dizer para me confortar ou tranquilizar. Esperávamos o grande momento, com fé e esperança, mas também com umas "borboletas na barriga" que faziam tremer e assustar. Até que experimentamos as sessões de Easibirthing, e gradualmente fomos sendo guiados por esse caminho interior que percorremos na gravidez, mas que nem sempre se revela claro para nós…
Paulatinamente, com muita calma e serenidade, a nossa terapeuta orientou-nos através dos medos e angustias que nos assaltam nesta etapa, assim como pelos desejos, expectativas e ilusões que trazemos connosco.
Ao traçar esse caminho com a Dra. Lília Andrade, fomos percebendo o que realmente sentíamos e também os recursos que temos dentro de nós para lidar com este mundo novo de sensações e desejos. Fomos capazes de visualizar os momentos causadores de maior ansiedade e aprender como chamar a nós eficazes recursos, que permitiram ao nosso bebé uma vinda a este mundo com toda a serenidade.

Uma das etapas fundamentais do Easibirthing foi vivenciar o parto, simulado nas nossas mentes, com a orientação da terapeuta. Posso dizer que experienciei uma grande sensação de paz e segurança, acreditando que tudo poderia correr bem. Percebi que tinha em mim os recursos para me acalmar, conseguindo também o meu marido visualizar o seu papel fundamental em todo este processo.

Finalmente, o grande dia chegou. Fomos para a Maternidade, apreensivos mas confiantes. Desde a entrada até à chegada do nosso bebé, cerca de doze horas depois, mantivemo-nos felizes e serenos. Afinal de contas, já tínhamos visualizado todo aquele processo e sentíamos que tudo iria correr bem. O parto teve em si alguns momentos mais difíceis, mas mantivemos a confiança um no outro, apoiando-nos mutuamente e o nosso menino finalmente nasceu, forte e robusto, com todo o Amor dos seus pais.

Hoje eu sei que fazer o curso de Easibirthing ajudou-nos em todos os momentos: conhecemo-nos melhor neste processo da Gravidez, que se tornou uma coisa mais Nossa… Enfrentamos os nossos receios e compreendemos que sabíamos lidar com eles… Fomos para a Maternidade mais calmos e tranquilos. E, nos momentos de maior inquietação, olhamos nos olhos um do outro e soubemos apoiar-nos.
Obrigado por tudo, Dra. Lília Andrade!

C. e P. (Easibirthing) 9 Outubro, 2017

< Testemunho Anterior
Testemunho Seguinte >

Nota: para a divulgação dos testemunhos obteve-se a autorização prévia do/a paciente, preservando o seu anonimato, sempre que solicitado.