Dificuldades de Aprendizagem Específicas
De acordo com vários especialistas, as dificuldades de aprendizagens específicas referem-se a uma desordem de origem neurobiológica que têm como fundamento uma estrutura ou um funcionamento cerebral diferentes, resultando em problemas na capacidade de falar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar e evocar informação ou de fazer cálculos matemáticos em alunos que possuem um quociente de inteligência na média que não apresentam qualquer comprometimento sensorial ou deficiência.
Verifica-se uma discrepância entre o potencial escolar e os resultados apresentados.
SAIBA MAISAnsiedade na Infância/Adolescência
A ansiedade é definida cientificamente como uma resposta do organismo de “luta e fuga”, pois as reacções fisiológicas que a constituem activam o nosso corpo, preparando-o para lutar ou fugir. Deste modo, a ansiedade tem uma função adaptativa porque nos permite manter em alerta em casos de perigos reais (fugir em caso roubo; estar alerta, antecipar situações que colocam em risco a vida da pessoa). No entanto, quando deixa de ser adaptativa, poderemos ter que falar em sintomas ou perturbações de ansiedade. Na ansiedade patológica há uma avaliação exagerada do perigo em situações relativamente inofensivas, causando muitas vezes o evitamento das situações ou, quando enfrentadas, manifestam intenso mau estar.
SAIBA MAISDesenvolvimento Emocional e Social Infanto-Juvenil
Vários autores têm referido que as emoções são organizadoras e motivadoras do comportamento ocupando um papel vital no desenvolvimento cognitivo, social e físico no ser humano.
Paralelamente, o desenvolvimento emocional está fortemente relacionado com o ajustamento psicológico das crianças. Nos últimos anos fala-se da importância das emoções, da regulação emocional, assim como da literacia emocional para o desenvolvimento sadio e efectivo. Vários estudos têm vindo a confirmar que a emocionalidade predominantemente positiva e a boa capacidade em gerir as emoções, estão fortemente relacionadas com a competência social e com o baixo índice de psicopatologia.
SAIBA MAISPreparação para o parto com Hipnose | Método Easibirthing®
É complementar ao curso de preparação para o parto e os conhecimentos pré-natais transmitidos servem apenas para contextualizar as técnicas que vão ser ensinadas.
A Preparação para o Parto com Hipnose | Método Easibirthing® usa auto-hipnose, relaxamento, visualização e métodos de respiração para preparar a mente e o corpo para o nascimento do bebé. Ensina a gestão da dor e tem o propósito de fortalecer a confiança para que possa “lidar com” em vez de “temer” o parto. Tem a ver com alcançar estado de relaxamento profundo, manter a percepção e o controlo de todo o processo desenvolvendo uma atitude positiva. Tem a ver com mudar a expectativa do parto.
Ansiedade, Pânico, Fobias
A ansiedade é uma resposta emocional natural do nosso organismo que ocorre quando estamos perante uma ameaça percebida, resultante de um conflito interno. Quando é percebido o conflito, o nosso cérebro envia uma mensagem bioquímica que vai lançar no nosso corpo o necessário para que possamos reagir.
SAIBA MAISDepressão
Depressão é mais do que uma tristeza prolongada. Falamos de depressão quando, para além dessa tristeza, testemunhamos, normalmente, uma perda do interesse pelas coisas que dão prazer/satisfação pessoal, uma necessidade crescente de isolamento, alterações ao nível do sono (insónia ou necessidade maior de dormir), alteração no apetite (maior ou menor), sentimentos de culpa e/ou de inutilidade, falta de energia para fazer as coisas habituais, dificuldade de concentração e pensamentos de morte.
É natural que haja momentos em que sintamos o que acabou de ser descrito. Todos nós temos momentos de cansaço, de tristeza, entre outros. Faz parte de nós, do nosso desenvolvimento emocional.
SAIBA MAISAvaliação e Reabilitação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica tem por objectivo identificar, descrever e quantificar os défices cognitivos e as alterações de conduta que se derivam das lesões e disfunções cerebrais (AVC, Traumatismos Cranioencefálicos), de patologia degenerativa (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson), de perturbação neurodesenvolvimental (Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção), entre outras…
A avaliação permite verificar as capacidades/funções do indivíduo que se encontram afectadas e identificar as que se encontram intactas.
Assim, depois de um processo avaliativo estruturado e implementado, é definido um plano de intervenção neuropsicológica individualizado.
SAIBA MAISDesenvolvimento Pessoal
O desenvolvimento pessoal dá-se sempre que o ser humano se permite evoluir e integra na sua experiência de vida uma aprendizagem que o leva a um Saber-SER, a Saber-ESTAR, a Saber-FAZER e a um Saber-SABER mais amplo e possibilitador.
O cérebro humano é o único órgão que pode ser exercitado ao longo de toda a vida. Este magnífico sistema, bem utilizado, melhora com o tempo e promove competências e habilidades naturais que podem estar camufladas sem essa devida rentabilização.
Diferentes vertentes científicas afirmam que cada pessoa constrói a sua própria realidade, existindo tantas realidades e tantos pontos de vista quantos os indivíduos que os vivem. Nesta perspectiva, o desenvolvimento pessoal surge como uma abrangente área promotora da construção de realidades mais funcionais para cada um/a.
SAIBA MAISTrauma Psicológico
Ao longo da vida todos/as nós podemos passar por momentos intensos e com consequências devastadoras.
Podemos considerar, então, que um acontecimento traumático consiste na vivência de uma situação que, devido à sua intensidade e imprevisibilidade, coloca a pessoa numa posição limite onde a sua integridade física (e psicológica também) está em risco e/ou vivencia o sentimento de impotência ao testemunhar situações onde outra(s) pessoa(s) possa(m) estar em risco. Alguns exemplos de acontecimentos traumáticos são acidentes, assaltos, abuso sexual, violação, catástrofes naturais, entre outros.
SAIBA MAISQue benefícios terá ao falar connosco?
Para além do alívio de sintomas como a depressão ou ansiedade, a Mente Positiva foca-se no desenvolvimento das suas capacidades pessoais de modo a possa viver uma vida mais enriquecedora e livre. Procura-se uma mudança nas relações com os outros, consigo próprio, bem como, na capacidade em lidar com as dificuldades ou desafios da sua vida. Estas mudanças positivas têm também influência nas relações significativas e na capacidade de trabalho. Ou seja, a possibilidade de ter relações mais satisfatórias, de fazer uso eficaz das suas capacidades e de enfrentar os desafios com maior liberdade e flexibilidade.
