
Chegado o final do primeiro período escolar, vem com ele o momento de reflexão sobre as aprendizagens. Surge então o momento de fazer o balanço destes meses e avaliar os resultados obtidos e se as aprendizagens necessárias foram atingidas.
Caso se verifique que as aprendizagens não estão a ocorrer como o esperado, e se constate um desfasamento em relação ao resto da turma, poderá tratar-se de um caso de dificuldades de aprendizagem.
O que são dificuldades de aprendizagem?
As dificuldades de aprendizagem são consideradas como um conjunto de problemas de aprendizagem que estão relacionadas com a forma como a criança processa a informação, e que pode afetar a capacidade de comunicação, de leitura, de escrita, o raciocínio, a organização da informação, ou realização de cálculos. Todas estas dificuldades interferem no desempenho escolar, e podem ser em apenas uma área da aprendizagem (leitura; escrita; cálculo matemático) como é o caso das dificuldades específicas de aprendizagem, ou em várias áreas. Podem surgir logo no início do processo de aprendizagem, ou mais tarde; e com graus de dificuldades diferentes.
A qualidade das aprendizagens escolares pode estar comprometida, também, devido a fatores de âmbito familiar, social, e de desenvolvimento: problemas na gestação, doença durante a gravidez, dificuldades no parto; desenvolvimento tardio da linguagem ou dificuldades na articulação de palavras; problemas emocionais e de comportamento; dificuldades na realização de tarefas devido a níveis de ansiedade; défices sensoriais de visão ou de audição que não sejam identificados numa fase inicial também irão interferir nas aprendizagens.
E quais são as principais consequências?
Desde a entrada para a vida escolar, a criança dispõe de uma parte significativa do seu tempo na escola e em processo de aquisição académica. Quando esta transição não acontece como o esperado há um conjunto de sintomas que poderão coexistir às dificuldades de aprendizagem, nomeadamente frustração; baixa autoestima; sentimentos de inferioridade, raiva, agressividade, vergonha e culpa, que poderá até levar a quadros depressivos ou de ansiedade.
Que estratégias podemos implementar para ajudar as crianças a superarem as dificuldades de aprendizagem?
Face a estas dificuldades e sintomas, há um conjunto de estratégias que os pais/educadores poderão colocar diariamente em prática e que ajudarão a criança a lidar com esta situação:
– Crie um vínculo seguro com o seu filho: partilhe os seus sentimentos e ouça o que o seu filho pensa e sente sobre o processo de aprendizagem; a aprendizagem não deve ser vista como um “fardo”, e sim como algo agradável e positivo.
– Acompanhe as atividades do(s) seu(s) filho(s): escolares, extracurriculares, por forma a estar ao corrente sobre possíveis dificuldades que possam estar a surgir;
– Descubra e incentive as potencialidades do(s) seu(s) filho(s), ajudando na promoção da sua autoestima e autoconfiança;
– Demonstre afeto através do toque, palavras de incentivo e tenha tempo de qualidade com ele/a;
– Atribua tarefas de complexidade crescente que promovam a sua autonomia e responsabilidade;
– Estabeleça como(s) seu(s) filho(s) regras e rotinas familiares;
– Valorize todos os esforços e progressos, pois o mais importante é a evolução gradual, a felicidade e bem-estar do seu filho;
– Descubra livros que vão ao encontro dos interesses do(s) seu(s) filho(s) e explore o conteúdo, o significado, resumo e exploração da história e das emoções/sentimentos.
Verifica-se que o mais importante, nestes casos, é detetar a dificuldade de aprendizagem o mais precocemente possível, de modo a encaminhar para um especialista que realizará um diagnóstico e delineará um plano de intervenção específico para cada problemática e para cada criança atendendo às suas especificidades. As dificuldades de aprendizagem podem ser superadas com as estratégias adequadas e métodos de ensino adaptados às singularidades.
Foto de Lisa Fotios